Covid-19 pode ser a causa de uma encefalite viral?

Covid-19 pode ser a causa de uma encefalite viral?

Pacientes com encefalite apresentam alteração do estado mental, assim como podem apresentar crises convulsivas e déficits neurológicos focais. A apresentação clínica da meningite asséptica é geralmente inespecífica, com febre, cefaleia, náusea e vômito, ocasionalmente acompanhada de rigidez na nuca.

Exames relacionados
Os resultados da neuroimagem em pacientes com encefalite podem ou não demonstrar achados. A tomografia computadorizada é útil para descartar diagnósticos diferenciais. A ressonância magnética é sensível para detectar desmielinização.

A análise do LCR é necessária numa etapa inicial do diagnóstico, em pacientes com suspeita de encefalite viral. A pressão inicial do LCR, a contagem de células, glicose e proteína devem ser avaliadas. Além disso, a investigação inicial para a etiologia de uma infecção viral geralmente deve incluir: Teste de reação em cadeia da polimerase no LCR (PCR) para o vírus do herpes simplex (HSV) -1, HSV-2 e enterovírus e testes adicionais (por exemplo, sorologia para os arbovírus, teste para HIV) devem ser considerados com base na apresentação clínica e no histórico de exposição.

Caso relatado
Há relatos de médicos chineses sobre um caso do novo coronavírus comprometendo o sistema nervoso central. Estudos anteriores mostram que o Covid-19 pode infectar vários órgãos, mas não havia registros de danos neurológicos.

O paciente em questão era um homem de 56 anos, que foi diagnosticado com Covid-19. Ele apresentava sintomas da doença e evolui com rebaixamento do nível de consciência, sem alterações na neuroimagem. A equipe médica realizou o estudo do LCR e confirmou a presença do novo coronavírus. A paciente recebeu alta hospitalar.

O diretor da UTI e médico responsável pelo paciente, afirmou que: uma vez que um paciente com Covid-19 tenha alterações do nível de consciência inexplicada, deve-se considerar a possibilidade de infecções do sistema nervoso e realizar exame do LCR a tempo para evitar o diagnóstico tardio e reduzir ainda mais a taxa de mortalidade de pacientes críticos.

Autor(a): Felipe Resende Nobrega

Residência Médica em Neurologia (UNIRIO) • Mestre em Neurologia (UNIRIO) • Professor de Clínica Médica da UNESA

Referências bibliográficas:

Desforges M, Le Coupanec A et al. Human Coronaviruses and Other Respiratory Viruses: Underestimated Opportunistic Pathogens of the Central Nervous System? 2019 Dec 20;12(1). pii: E14. doi: 10.3390/v12010014
Beijing hospital confirms nervous system infections by novel coronavirus. Disponível em: http://www.china.org.cn/china/Off_the_Wire/2020-03/05/content_75778340.htm

Fonte: https://pebmed.com.br/

Venda e Aluguel de Produtos Médicos, Hospitalares, Fisioterapêuticos e Odontologia, é na Companhia do Médico, clique aqui e confira nossos produtos e serviços.