Vacina da UFPR contra Covid-19 demonstra eficácia em testes em animais

Vacina da UFPR contra Covid-19 demonstra eficácia em testes em animais
Vacina da UFPR contra Covid-19 demonstra eficácia em testes em animais (Foto: Arquivo UFPR)

Cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciaram na última quarta-feira (23) o sucesso dos testes iniciais com a vacina que estão desenvolvendo contra o Sars-CoV-2. O imunizante, testado em camundongos, se mostrou eficiente se administrado em duas doses.

Os animais foram divididos em três grupos: (1) o que recebeu imunização com partículas do polímero bacteriano polihidroxibutirato (PHB) recobertas com partes específicas da proteína spike do novo coronavírus; (2) o que recebeu a mesma medicação somada ao Adjuvante de Freund, uma solução de antígeno usada como um imunopotenciadora; e (3) aquele que recebeu apenas o PHB.

Vinte dias após a primeira dose, os pesquisadores administraram uma segunda porção do medicamento aos camundongos — e os resultados foram animadores. “De sete animais no grupo imunizado com antígeno ligado ao PHB, cinco apresentaram resposta pelo menos 20 vezes superior à do grupo controle”, disse Marcelo Müller dos Santos, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, em comunicado. “Em média, o grupo apresentou 54 vezes mais anticorpos contra o antígeno que o grupo controle.”

A adição do Adjuvante de Freund não promoveu uma resposta mais forte do sistema imunológico. Como explicam os cientistas, o grupo dois apresentou, em média, 37 vezes mais anticorpos do que o grupo controle, menos que o observado no grupo um. “Se confirmado que a imunização com partículas de PHB não necessita de adjuvantes, pode ser um fator de economia bastante importante na produção de uma futura vacina aplicando essa tecnologia”, explicou Santos.

As próximas etapas do desenvolvimento da vacina contra a Covid-19 também serão pré-clínicas, isto é, não serão feitas em humanos. De acordo com Santos, “nos testes seguintes, analisaremos a reprodutibilidade desses resultados, o efeito do tamanho das partículas e da carga de antígeno”, afirmou.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/

Venda e Aluguel de Produtos Médicos, Hospitalares, Fisioterapêuticos e Odontologia, é na Companhia do Médico, clique aqui e confira nossos produtos e serviços.